As montadoras fecharam o mês passado com 238 mil veículos fabricados em agosto, número que supera em 43,9% o total do mesmo mês de 2021. Na comparação com julho, a alta na produção foi de 8,6%, chegando a 238 mil veículos fabricados, atingindo o recorde do ano. Pela primeira vez o volume acumulado do ano superou o do mesmo período do ano anterior: 1,549 milhão, contra 1.479 milhão, crescimento de 4,7%.
O número foi divulgado nesta sexta-feira (9), pela Anfavea, a associação que representa a indústria automotiva, e mostra que o setor segue reagindo apesar dos gargalos de produção, sendo a falta de componentes eletrônicos o principal deles.
“Em agosto, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada. O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta”, comemorou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.
No acumulado do ano, o total de veículos montados pela indústria no país é de 1,309 milhão de unidades.
O segmento de ônibus vem sendo um dos destaques, com 20 mil unidades produzidas no ano, 50% a mais do que nos oito primeiros meses de 2021. Também chamaram a atenção as máquinas agrícolas, que continuam com desempenho relevante de vendas, e sobretudo as máquinas rodoviárias, com o melhor resultado histórico nos últimos meses.
Os dados mostram ainda alta de 14,6% nos licenciamentos, com 209 mil em agosto, contra 182 mil licenciamentos no mesmo período do ano passado e de 20,7% ao comparar com o mês anterior, que teve 173 mil.
A exportação mantém forte viés de alta. As quase 47 mil unidades enviadas a outros mercados representaram elevação de 11,7% sobre junho e de 59% sobre agosto de 2021. No acumulado do ano, o volume de 335 mil autoveículos exportados supera com folga o dos anos anteriores, inclusive o de 2019, último ano antes da pandemia.
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
Relacionados
Produção de veículos sobe 43,9% em agosto e atinge novo recorde no ano - InfoMoney
Read More
No comments:
Post a Comment