A agenda econômica desta semana no Brasil chama atenção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro e a produção de veículos. Segundo informações da equipe econômica do Itaú Unibanco, espera-se uma aceleração da inflação para 0,53%, reflexo do aumento nos preços de alimentos em casa e produtos industriais, devido ao fim dos descontos da Black Friday.
Taxa anual de inflação deve cair para 4,6%
De acordo com os economistas do Itaú, apesar da aceleração esperada para dezembro, a taxa anual de inflação provavelmente sofrerá queda, indo para 4,6%, em comparação aos 4,8% em novembro e 5,8% em 2022.
Na quarta-feira, os dados de produção de veículos serão apresentados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No campo político, com o Congresso de recesso, há pouca movimentação à vista.
Indicadores internacionais na agenda
O foco também se volta para os indicadores internacionais, com destaque para os Estados Unidos, que na segunda-feira irá divulgar os dados de crédito ao consumidor. Na quinta-feira, serão apresentados números de rendimento médio real por hora e semanal de dezembro, pedidos de seguro-desemprego e inflação ao consumidor (CPI).
Na China, a semana se encerra com a divulgação dos dados de inflação chinesa e as exportações e importações do país. Na Zona do Euro, começará com a divulgação das vendas do varejo e o índice de confiança na economia de dezembro.
A recomendação dos especialistas é de olho atento aos indicadores para tomada de decisões de investimento e análise de cenário econômico. Enquanto isso, os investidores aguardam as movimentações para identificar as melhores oportunidades de incrementar seu patrimônio.
Itaú prevê aceleração da inflação para 0,53% e produção de veículos em foco - BM&C NEWS
Read More
No comments:
Post a Comment