A JBS, gigante global do setor de alimentos, assinou nesta segunda-feira (20) uma parceria ambiciosa com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para desenvolver carne de laboratório.
Com um investimento de R$ 400 milhões, a empresa está construindo um avançado centro de pesquisa no Sapiens Parque, em Florianópolis, que será o maior centro de pesquisa de biotecnologia de alimentos do Brasil.
De acordo com Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, a escolha da cidade não foi feita por acaso: “A empresa reconhece na capital de Santa Catarina um potencial de inovação que está provado e aprovado em outras áreas”.
O projeto nomeado “JBS Biotech Innovation Center” contou com o apoio do poder público local, tanto do governo de Santa Catarina quando da prefeitura de Florianópolis.
“Chamamos de Innovation Center porque vamos trazer para o Brasil um centro de excelência em biotecnologia que possa gerar inovação para o mundo inteiro”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS.
Oportunidade para pesquisadores
Jacques Mick, Pró-Reitor de pesquisa e Inovação da UFSC, afirma que a parceria é uma oportunidade para colocar na mão dos pesquisadores da universidade os recursos de biotecnologia mais avançados da atualidade.
Mick destacou que a cooperação será multidisciplinar e vai mobilizar profissionais de diversas áreas, Agronomia, Química de Alimentos, Ciências Contábeis e Sociologia.
Carne de laboratório
A diferença das carnes “plant-based”, que tem origem vegetal, a carne de laboratório é feita a partir de células animais. Os cientistas coletam uma célula de um animal e a cultivam em biorreatores no laboratório.
No caso da carne de frango, por exemplo, uma célula do ovo pode iniciar o cultivo. A célula é alimentada com aminoácidos, se prolifera produzindo mais células, que ao se agregarem foram um tecido de carne e gordura.
Jacques Mick explica que além da pesquisa e desenvolvimento de alimentos, também será realizada uma pesquisa social, para entender qual é o espaço que esses alimentos vão ocupar no prato da população brasileira.
Desenvolvimento de carne na Espanha
Antes de lançar essa parceria, a empresa adquiriu ano passado a startup espanhola BioTech Foods, uma das líderes no desenvolvimento de biotecnologia para a produção de proteína cultivada.
BioTech Foods conta com apoio e financiamento do governo espanhol e da União Europeia e, de acordo com Tomazoni, já produziu uma tonelada de carne de laboratório.
Recursos
O reitor da UFSC Irineu Manoel de Souza relembrou os desafios enfrentados pela universidade em termos de recursos, ressaltando a importância da parceria para continuar desenvolvendo pesquisas de qualidade.
“A universidade pública sofre com a falta de recursos. Tivemos uma redução de 50% de verba. Temos que buscar alternativas para continuar desenvolvendo pesquisa com qualidade”, afirmou o reitor.
Segurança alimentar
O CEO global da JBS também cita a questão da segurança alimentar e a importância de produzir alimento para toda a população. “Fala-se que em 2050 chegaremos 10 bilhões de pessoas no mundo. Temos que trabalhar para aumentar a produtividade e sustentabilidade para que o mundo não sofra de insegurança alimentar”, disse.
R$ 400 milhões: JBS firma parceria com UFSC para criar carne de laboratório em Florianópolis - ND Mais
Read More
No comments:
Post a Comment