A quantidade limite de parcelas é de 84 meses. A pessoa tem até 7 anos para usufruir o benefício oferecido pelos principais bancos do país.
Número de parcelas varia de acordo com a situação. Entram no cálculo variáveis como a idade do beneficiário, ou seja, quanto mais velho for, menos parcelas conseguirá pagar o consignado. Um exemplo prático: caso a aposentadoria ou pensão seja de um salário mínimo (R$ 1.302 em abril de 2023), as parcelas do consignado podem comprometer até R$ 455,70 por mês.
Quais cuidados ter com empréstimo?
Pesquise as taxas de juros oferecidas pelas diferentes instituições e não esqueça de analisar os outros custos da operação. A taxa de abertura de crédito, seguros e outros encargos também fazem parte da conta de quanto será o valor final do empréstimo.
A parcela precisa caber no bolso sem prejudicar a sua vida. De nada adianta fazer uma dívida se o pagamento das parcelas vai comprometer a renda destinada aos gastos necessários. Ainda mais que, como as parcelas são deduzidas diretamente do benefício, o valor a receber mensalmente será menor, diz o professor da FIA Business School.
É possível fazer a portabilidade de um banco para outro. O segurado deve solicitar à sua instituição para onde o empréstimo deverá ser transferido. Os aposentados e pensionistas podem pedir o empréstimo no banco que recebe o benefício ou em qualquer outra instituição financeira, garante a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.
Consignado do INSS: novo limite entra em vigor; veja taxas e simulação - UOL Economia
Read More
No comments:
Post a Comment