A varejista asiática Shein e o grupo Sparc, dono de marcas como Forever 21, Nautica e Rebook, anunciaram nesta quinta-feira (24) um acordo que envolve a troca de participação acionária entre as empresas, a venda de produtos da Forever 21 no site e no aplicativo da Shein e a venda de produtos da Shein nas lojas físicas da Forever 21.
Segundo comunicado assinado pelas duas empresas, a Shein comprou uma participação de cerca de um terço no grupo Sparc, uma joint venture que inclui a Authentic Brands e o Simon Property, e ao mesmo tempo o grupo virou acionista minoritário da varejista asiática. O tamanho da participação e os termos financeiros do acordo não foram revelados.
O grupo Sparc tem 32,1 mil funcionários, atua em mais de 65 países e vende anualmente mais de US$ 12,7 bilhões em produtos. Já a Shein vende roupas e acessórios para mais de 150 países e tem um modelo de produção em que os lançamentos são feitos com poucas unidades e o produto só é produzido em larga escala se houver demanda. Ela foi avaliada em US$ 66 bilhões em maio, em uma rodada de captação.
Nos últimos anos, a Forever 21 passou por uma série de problemas e chegou a entrar em recuperação judicial nos Estados Unidos, em 2019, até ser comprada pela Authentic Brands. A empresa tem atualmente 414 lojas nos EUA e mais 146 em outros países, segundo o The Wall Street Journal.
No Brasil, a rede de fast fashion entrou em 2017 com uma estratégia agressiva de abrir diversas lojas “âncoras” em shoppings e vender roupas a preços baixos. Suas inaugurações eram marcadas por filas imensas de consumidores ávidos, mas a partir de 2020 ela passou a ser alvo de ações judiciais movidas por shoppings, cobrando aluguéis atrasados.
Sem acordo com a a Multiplan (MULT3), a Forever 21 fechou no começo de 2021 todas as suas 11 lojas nos shoppings como o Morumbi, o Vila Olímpia e o Anália Franco. Em meados de 2022, fechou suas últimas unidades no país.
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Já a Shein tem investido pesado no país, em meio à polêmica sobre a decisão do governo federal de isentar o imposto de importação para compras internacionais de até US$ 50. O Brasil já é um dos maiores mercados da empresa no mundo, ao lado dos EUA.
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O Brasil é também o primeiro país do mundo onde a Shein opera com um marketplace (3P), com sellers locais, e o segundo a fazer testes com produtores locais nas vendas da própria empresa (1P), depois da Turquia. “Temos um plano nacional para o Brasil, um plano de crescimento que vai acontecer”, afirmou Felipe Fleister, country manager da Shein no Brasil, durante uma palestra bastante concorrida no maior evento de e-commerce Brasil.
Fleister era head de business development da Shopee no país até maio de 2022, quando foi contratado pela Shein para liderar a sua operação brasileira. Desde então, a varejista saiu de apenas dez funcionários para 240 atualmente e já alugou mais de 215 mil m² em galpões logísticos em Guarulhos, próximo ao aeroporto internacional de Cumbica, para melhorar a sua logística.
Detalhes do acordo
Sobre o acordo global desta quinta, o grupo Sparc afima que “a experiência incomparável em comércio eletrônico e o alcance global” da Shein, que tem atualmente 150 milhões de clientes, vão fornecer “uma plataforma para expandir ainda mais suas marcas”. “Espera-se que a parceria expanda a distribuição da Forever 21 pelo grupo Sparc, agregando valor e variedade para a extensa base de clientes da Shein”.
A parceria também vai permitir à varejista asiática testar “experiências focadas no cliente Shein em lojas da Forever 21 nos Estados Unidos, incluindo shop-in-shops [quando uma empresa vende seus produtos dentro das lojas de outra marca]”.
“Juntas, Shein e grupo Sparc planejam utilizar suas plataformas e conhecimentos complementares para acelerar a inovação de produtos, explorar novas estratégias de negócios, aprimorar as experiências dos clientes e aumentar sua presença no mercado”, afirmaram as empresas no comunicado.
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A joint venture da Authentic Brands com o Simon Property também inclui as marcas Aéropostale, Brooks Brothers, Eddie Bauer e Lucky Brand. Para o CEO da Shein, Donald Tang, “a poderosa combinação da liderança da Simon no varejo físico, da experiência em desenvolvimento de marca da Authentic e do modelo sob demanda da Shein nos ajudarão a impulsionar um crescimento escalável”.
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