Lançado no início do mês passado, o programa de descontos patrocinados para carros de até R$ 120.000 surpreendeu o Governo Federal pela rápida adesão. Inicialmente, R$ 500 milhões foram reservados para abatimentos tributários de até R$ 8.000 no preço dos veículos, com montadoras frequentemente reduzindo ainda mais os valores. Esse montante já se esgotou e, enquanto o Executivo estuda lançar uma cota extra, os primeiros resultados da medida são conhecidos.
Um levantamento da consultoria JATO elencou os 20 carros mais vendidos com o desconto patrocinado. Entre os modelos da lista, há inclusive versões de preço originalmente superior a R$ 120.000, mas que tiveram valores reduzidos para se adequar ao programa e receber isenção estatal a mais.
De todos os carros contemplados, nenhum deles teve tanto sucesso quanto o Volkswagen Polo: desde o dia 6 de junho, foram 9.746 unidades do compacto recém-estilizado emplacadas com desconto.
Com ampla gama de versões enquadradas, o Polo ofereceu descontos para todas as opções mecânicas possíveis. O Polo Track, mais simples e com motor 1.0 de 84 cv, saiu por R$ 74.990 — R$ 7.300 a menos. O Polo MPI, com mesmo motor mas dianteira reestilizada e maior pacote de equipamentos, foi de R$ 86.390 para R$ 78.390. As versões do hatch compacto com o motor 1.0 turbo de 116 cv tiveram descontos entre R$ 3.790 e R$ 6.000.
O segundo lugar na lista foi o Chevrolet Onix hatch, que também pôde aplicar descontos até em versões mais caras e vendeu 8.258 unidades promocionais. As duas variantes aspiradas — 1.0 manual e LT — foram de R$ 84.390 para R$ 78.390 e de R$ 91.690 para R$ 86.690, respectivamente. O Onix 1.0 turbo manual foi de R$ 97.890 para R$ 92.890 e a versão imediatamente superior de R$ 97.240 para R$ 93.240.
Quem também teve desconto de R$ 4.000 foi a versão esportivada RS e a intermediária LTZ, que saíram por R$ 105.290 e R$103.190, respectivamente. O mesmo valeu para a versão topo de linha Premier, que teve seu preço reduzido de R$ 112.890 para R$108.890.
O terceiro lugar do ranking reforça a ideia de que carros naturalmente líderes de vendas se sairiam bem no desconto. Estamos falando da Fiat Strada, com 7.519 unidades com desconto patrocinado: as versões Endurance e Freedom de cabine simples foram para R$ 95.990 e R$ 100.990 — desconto de R$ 4.000 e R$ 5.000, respectivamente.
R$ 4.000 também foi o desconto dado para as versões Freedom Cabine Dupla, Volcano e Volcano CVT. A topo de linha Ranch não seu preço diminuído para menos que R$ 120.000 e, portanto, não pôde receber os descontos.
Carro popular?
Entre o top-20 divulgado pela JATO, chama atenção a presença de modelos que não são exatamente o que vem à mente quando o assunto é “carro popular”. É o caso do Jeep Renegade, com 2.006 unidades emplacadas com desconto, e do Volkswagen T-Cross, com 2.004.
Para o Renegade, a Jeep precisou de dar descontos agressivos, que chegaram à R$ 19.000 na versão Sport, levando seu preço de R$ 134.990 (muito além do valor-limite do Governo) para R$ 115.990 (valor que soma descontos da marca e do Estado). A versão básica do Renegade teve desconto de R$ 10.000, sendo vendida pelos mesmos R$ 115.990.
Já o T-Cross Sense AT já se enquadrava no limite dos R$ 120.000 previstos pelo Governo Federal. A Volks, entretanto, deu uma aliviada no preço de tabela para que o SUV recebesse R$ 9.000 de abatimento e fosse de R$ 116.550 para R$ 107.550.
Lista dos carros que mais tiveram unidades vendidas com desconto do Governo Federal
MODELO | UNIDADES VENDIDAS |
Volkswagen Polo | 9.746 |
Chevrolet Onix | 8.258 |
Fiat Strada | 7.519 |
Fiat Mobi | 6.894 |
Fiat Argo | 6.747 |
Chevrolet Onix Plus | 6.419 |
Hyundai HB20 | 6.173 |
Renault Kwid | 5.927 |
Fiat Cronos | 4.968 |
Volkswagen Saveiro | 4.427 |
Citroën C3 | 2.930 |
Peugeot 208 | 2.718 |
Fiat Pulse | 2.507 |
Fiat Fiorino | 2.242 |
Volkswagen Virtus | 2.186 |
Jeep Renegade | 2.006 |
Volkswagen T-Cross | 2.004 |
Toyota Yaris Hatchback | 1.660 |
Hyundai HB20S | 1.198 |
Nissan Kicks | 1.162 |
De Polo a Renegade: os 20 carros mais vendidos com desconto do Governo - Quatro Rodas
Read More
No comments:
Post a Comment