Valores Esquecidos – No ano passado, o Banco Central anunciou um sistema de Valores a Receber que permite que os clientes de instituições financeiras que não tenham resgatados valores ou que possuam saldo esquecido em seus bancos possam resgatar esse dinheiro. Dessa forma, os cidadãos ganharão acesso a alguns valores que muitos desconhecem. Esta consulta não está disponível no momento devido ao alto número de acessos e à necessidade de atualização.
Valores esquecidos autorizados pelo Banco Central
Os brasileiros aguardam o acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR) desde maio do ano passado, primeira data anunciada para a liberação da segunda fase de consulta do dinheiro esquecido. No entanto, o Banco Central reconheceu que o site precisava de ser melhorado e acrescentados novos valores, pelo que julgou prudente suspender o acesso até que tudo estivesse atualizado.
Veja também: Atualização no Nubank: saiba o que mudou no app da fintech
Assim, hoje, ao visitar o site do Banco Central, o internauta encontrará a seguinte mensagem: “As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão suspensas. Fique tranquilo! Não há risco de perder os valores, pois eles continuarão guardados pelas instituições financeiras”.
O BC diz que o sistema foi atualizado, mas não forneceu uma data exata de quando será feita a consulta do dinheiro esquecido. A grande novidade é que agora é possível encontrar outros valores que não estavam disponíveis quando a verificação foi feita pela primeira vez.
Novidades
O Banco Central vai liberar pelo menos 4 bilhões de reais no Sistema Valores a Receber, permitindo que quem ainda não recebeu o dinheiro tenha acesso à quantia esquecida no segundo lote. A nova fase do SVR inclui duas novidades principais:
– O dinheiro pode ser sacado no mesmo dia da consulta.
– Valores esquecidos em nome de cidadão falecido podem ser visualizados e resgatados.
Sugestões para você
Tipo de valor que pode ser resgatado
O Banco Central também atualizou as modalidades de dinheiro esquecido que podem ser acessadas e resgatadas, como:
– Cobrança indevida de taxas ou obrigações de crédito não estipuladas no termo de compromisso.
– Contas de pagamento pré-pagas e pós-pagas fechadas e com fundos disponíveis.
– Contas fehcadas com corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários.
– Qualquer outra circunstância que resulte em valor reembolsável reconhecido pela instituição financeira.
Solicitei um valor, mas recebi uma quantia diferente ou não recebi. O que fazer?
Neste caso, se você fez a solicitação pelo Sistema Valores a Receber e houve algum atraso no processo de devolução ou o valor recebido for diferente do previsto, é preciso perguntar o motivo à instituição financeira.
O valor a ser recebido informado pode ser modificado até a devolução caso a variação estiver prevista em norma ou em contrato.
O prazo para a devolução é de até 12 dias úteis caso você tenha clicado em ‘Solicitar por aqui’ ou indicado a chave PIX. Nos demais casoos, o prazo de devolução é o combinado com a instituição.
Caso a sua situação não seja resolvida, é possível abrir uma reclamação no Banco Central.
Veja também: INACREDITÁVEL: confira como vai ficar o reajuste das mensalidades escolares em 2023
Banco Central já autorizou a segunda etapa de SAQUE dos valores esquecidos? - PronaTEC
Read More
No comments:
Post a Comment