O volume de vendas do comércio varejista subiu 0,9% em abril de 2022 na comparação com março, na série com ajuste sazonal, informou nesta sexta-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quarto mês consecutivo de alta.
O crescimento é de 4,5% na comparação com abril de 2021, na série sem ajuste, e o setor também acumula alta de 2,3% nos primeiros quatro meses do ano e de 0,8% nos últimos 12 meses, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).
O resultado ficou bem acima das expectativas do mercado, pois o consenso Refinitiv projetava alta de 0,4% na comparação mensal e de 2,6% na base anual.
No comércio varejista ampliado, que inclui também as atividades de material de construção e veículos, motos, partes e peças, o volume de vendas cresceu 0,7% frente a março e 1,5% frente a abril de 2021. Nos acumulados do ano e em 12 meses, as altas são de 1,4% e 2,2% respectivamente.
Crescimento desigual
Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, diz que “os quatro meses do ano foram positivos, mas vêm em trajetória decrescente: de 2,4% em janeiro para 0,9% em abril”. “O crescimento é consistente, porém desigual. Como um todo, o comércio varejista está 4,0% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Mas entre as atividades está desigual”.
Entre as atividades acima do patamar pré-pandemia, Santos destaca: artigos farmacêuticos (+17,7%), material de construção (+9,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (+7,3%). Abaixo do patamar pré-pandemia ainda estão: equipamentos e material de escritório (-11,7%), móveis e eletrodomésticos (-10,7%) e tecidos, vestuários e calçados (-8,6%).
Abril ante maio
Na comparação com março, 4 das 8 atividades tiveram avanço no volume de vendas: móveis e eletrodomésticos (+2,3%), tecidos, vestuário e calçados (+1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+0,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1%).
No campo negativo ficaram combustíveis e lubrificantes (-0,1%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7).
Para o varejo ampliado, tanto a atividade de veículos, motos, partes e peças quanto de material de construção tiveram resultados negativos (-0,2% e -2,0%, respectivamente).
2022 x 2021
Na comparação com abril de 2021, o comércio varejista avançou em 5 das 8 atividades pesquisadas: tecidos, vestuário e calçados (+33,9%), combustíveis e lubrificantes (+9,7%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+4,0%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+3,5%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%).
As três atividades que registraram queda na comparação anual são móveis e eletrodomésticos (-8,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-0,5%). No comércio varejista ampliado, veículos e motos, partes e peças recua (-2,1%) e material de construção despenca (-10,1%).
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