Aplicativo do Itaú Unibanco — Foto: André Paixão/G1
O Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) notificou o Itaú Unibanco nesta quinta-feira (3) por conta da instabilidade que ocorre no site, aplicativo e outros serviços da instituição financeira.
Clientes do banco reclamaram na manhã desta quinta que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado em suas contas. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
Segundo o Procon-SP, o Itaú deverá esclarecer:
- Quando constatou o problema;
- Qual a previsão de regularização;
- Quais providências e protocolos de segurança foram implementados;
- Se o o banco de dados da empresa foi afetado;
- Que tipo de informações foram comprometidas;
- Quais serviços de atendimento foram atingidos;
- Quantos consumidores foram atetados;
- Que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas;
- Quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa;
- Se os consumidores estão sendo direcionados para um canal específico de atendimento.
A fundação também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados.
Os esclarecimentos deverão ser prestados até 7 de março.
Clientes do Itaú apontam saques e depósitos com erro em contas
Direito dos clientes
De acordo com o Procon-SP, os consumidores não podem ser prejudicados por uma falha de responsabilidade da empresa.
No entanto, valores depositados indevidamente em decorrência da falha no site e app do Itaú não devem ser utilizados e deverão ser devolvidos.
"Desta forma, transações [saques, transferências, pix, pagamentos] não realizadas pelos correntistas deverão ser consideradas sem efeito", informou a fundação.
Caso o consumuidor tenha sido impedido de realizar alguma transação,não poderá ser prejudicado com cobrança de multa e juros.
Procurado pelo g1, o Itaú informou que está atuando para corrigir o problema de intermitência que afeta seus sistemas, com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes.
Falha no Itaú: Procon-SP notifica banco por apagão em aplicativo - Globo.com
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