Em sua análise mais recente, o BC informou que cerca 28 milhões de usuários (26 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs) devem ser contemplados, distribuindo mais de R$ 4 bilhões. Até a última sexta-feira (26/2), mais de 116 milhões de clientes haviam conferido o sistema, sendo que, dentre eles, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil pessoas jurídicas possuíam algum valor a receber.
O recurso não serve somente para as quantias residuais em instituições financeiras, mas também para outras fontes de “dinheiro esquecido”, como a revisão de benefícios da Previdência Social, pequenos prêmios de loteria, cotas de fundos públicos e restituições na malha fina do Imposto de Renda.
Entre os dias 7 e 11 de março, só poderão efetuar o saque, as pessoas que nasceram antes de 1968 e empresas criadas antes deste ano. Os demais terão os recursos liberados nas semanas seguintes. Em casos de perda do prazo, o usuário poderá solicitar o dinheiro na data de repescagem, que, assim como nas outras datas, vai durar o dia todo, das 4h às 24h.
Confira o calendário:
Consulta do valor de resgate
- Para consultar a quantia, o cidadão deve ter uma conta nível prata ou ouro no site do Governo Federal. (Confira como aumentar o nível da sua conta)
- O BC recomenda que os usuários não deixem para criar a conta e ajustar o nível no dia do resgate.
- As pessoas que ainda não fizeram a consulta no SVR podem fazer a qualquer momento, informando a data de nascimento e o CPF. Clientes, que já consultaram, receberam uma data e período específicos para retornar ao site da plataforma.
Resgate do dinheiro
- Os usuários deverão acessar o site o SVR no período e na data informados na primeira consulta.
- Fazer login com sua conta (nível prata ou ouro) do Gov.br.
- Ler e aceitar o termo de responsabilidade
- Verificar:
- Quantia a receber
- A instituição que deve retornar o valor e a origem (tipo) do valor a receber;
- Informações adicionais, se for preciso;
- Selecionar a opção indicada pelo sistema:
- “Solicitar por aqui”: esta opção indica que o valor será devolvido via Pix, em até 12 dias úteis. O cliente deverá escolher alguma das chaves Pix e informar os dados pessoais. Também deverá aguardar o número de protocolo, se for necessário entrar em contato com o banco.
- “Solicitar via instituição”: esta opção indica que o banco não oferece o retorno via Pix, e, por isso, o usuário deverá entrar em contato pelo e-mail ou telefone informado para combinar como o dinheiro será retirado com a instituição financeira.
Importante: Na tela de informações da quantia a receber, as pessoas e empresas precisam consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.
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