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Tuesday, February 22, 2022

Ataque hacker pode causar prejuízo de R$ 100 mi por dia ao grupo Americanas - Yahoo Finanças

Ataque hacker pode ter causado prejuízo com portais suspensos de R$ 100 milhões por dia
Ataque hacker pode ter causado prejuízo com portais suspensos de R$ 100 milhões por dia (Getty Images)
  • Americanas suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce

  • Sites e aplicativos ainda apresentam instabilidade nos serviços online

  • Lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando

Alguns sites do grupo Americanas - dentre eles o da própria Americanas, além do Submarino -, podem ter sofrido um ataque hacker na madrugada do último sábado (19), permanecendo com instabilidade até a última segunda-feira (21). Pouco depois, de forma preventiva, a empresa anunciou a suspensão dos servidores dos sites Shoptime e Sou Barato.

Isso, é claro, afetou os produtos das marcas online, deixando-os impossibilitados de qualquer tipo de transação, embora continuem visíveis nas plataformas. Por conta disso, segundo cálculo de analistas, o prejuízo com portais suspensos pode chegar a R$ 100 milhões por dia.

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Ação preventiva da Americanas

Assim que identificou risco de acesso não autorizado em seus sites, a Americanas SA suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce. Pouco depois, a empresa emitiu uma nota oficial para explicar o caso, dizendo que a situação foi normalizada ainda na tarde do sábado (por volta das 16h), sem que houvesse "evidência de comprometimento das bases de dados". Na sequência, os sites chegaram a voltar ao ar, sendo novamente suspensos pouco depois - também de forma preventiva, segundo a própria Americanas.

'Prevenir e mitigar riscos'

"A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos", dizia a nota. Por meio das redes sociais, na última segunda-feira (21), o grupo Americanas reiterou a mensagem de que os sites e servidores foram retirados do ar para que a situação seja normalizada com segurança e "o mais rápido possível”.

Acesso a sites e aplicativos

Depois da queda total dos sites e aplicativos, os serviços estão voltando aos poucos - seguindo "rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos" -, mas apresentando certa instabilidade. Segundo apurou o portal O Globo, as plataformas informam "Falha na conexão" e falta de conectividade com o servidor em diversos momentos. Além disso, mensagens do comunicado da companhia também alertam os consumidores, dizendo que "por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar" a situação.

Lojas físicas não foram afetadas

Segundo comunicado da Americanas, as "lojas físicas [em ruas e shoppings] não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando". No entanto, os pedidos feitos de forma online acabaram sendo afetados. Em uma resposta a seguidores do grupo no Twitter, a Americanas informou que "Todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos".

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