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Thursday, September 2, 2021

As alternativas para VW Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross - AUTOO

Consolidados como a nova preferência do público aqui no Brasil e nos principais mercados ao redor do mundo, os SUVs vão dominar o cronograma de lançamentos das montadoras por um bom tempo.

Por aqui, o Ford EcoSport criou a categoria de SUVs compactos e foi um modelo primordial para que os utilitários esportivos ganhassem cada vez mais espaço junto aos consumidores, em especial pelo fato do EcoSport ser derivado de um carro de passeio compacto e com preço acessível. 

Na medida em que o público passou a contar com novas necessidades, como maior espaço interno ou um porta-malas amplo, as fabricantes precisaram se adaptar e criar produtos alinhados com as expecativas dos seus clientes.

E foi nesse momento que os SUVs médios ganharam cada vez mais espaço. Como os números de venda comprovam, hoje o segmento tem no Jeep Compass seu maior expoente, um símbolo de que as premissas que nortearam o projeto do SUV estavam no caminho certo. 

Permanecendo por anos sem rivais diretos, foi só a partir de 2021 que Toyota Corolla Cross e VW Taos surgiram para encarar o Jeep de frente, reunindo para isso bons atributos.

Mas o que chama a atenção quando avaliamos os SUVs médios ofertados no mercado é a qualidade dos seus projetos e o amplo leque de opções disponíveis atualmente. 

Logo, com uma boa pesquisa, você vai encontrar ao menos 8 excelentes alternativas a Compass, Taos e Corolla Cross, algumas delas, inclusive, com fabricação nacional.

Vamos a uma análise, por ordem alfabética, desses modelos:

CAOA Chery Tiggo 7 - Ótimo custo-benefício

Produzido no Brasil, na fábrica da CAOA em Anápolis (GO), o Tiggo 7 atualmente é comercializado em versão única, TXS, tabelada em R$ 139.990.

Com preço competitivo, o SUV médio da CAOA Chery oferece cabine confortável para 5 passageiros e boa lista de itens de série, com destaque para central multimídia com tela de 9”, 6 airbags, sistema de câmeras 360º, rodas de liga leve aro 18” e um generoso teto solar panorâmico.

Sob o capô, o motor 1.5 turbo de até 150 cv com etanol garante bom desempenho ao SUV, ajudado pela transmissão de dupla embreagem com 6 marchas.

Chevrolet Equinox - Rara opção com tração integral 

A Chevrolet já confirmou a importação do novo Equinox 2022 ao Brasil a partir do último trimestre deste ano. O modelo passou por uma atualização visual e deverá trazer também aprimoramentos pontuais na parte interna.

O SUV gravita nos R$ 200 mil, contudo o preço mais elevado do Equinox justifica-se pelo pacote completo de itens de série e assistentes de condução avançados, portanto uma excelente escolha para quem busca tecnologia.

O modelo também é uma das raras opções da categoria a oferecer tração integral, importante recurso de segurança ativa.

Como já ocorre com o Equinox atual, é provável que a linha 2022 mantenha somente a opção do 1.5 turbo a gasolina com injeção direta (172 cv/27,8 kgfm) associado ao câmbio automático de 6 marchas.

Ford Bronco Sport - Alternativa off-road 

Com porte semelhante ao VW Taos e Toyota Corolla Cross, o Bronco Sport atualmente tem preço sugerido de R$ 264.690.

Se o valor é salgado para a realidade do segmento, o Bronco Sport vale a pena ser mencionado aqui por reunir uma disposição ímpar para o uso off-road.

Ainda na parte mecânica, seu motor 2.0 turbo confere alto desempenho ao SUV, um atributo valorizado por boa parte dos consumidores da categoria.

Assim como o Equinox, o Bronco Sport traz ainda um pacote de tecnologia superior, com destaque para uma ampla gama de assistentes de condução.

Hyundai ix35 - Opção racional 

O raciocínio para o ix35 figurar na lista é semelhante ao do CAOA Chery Tiggo 7.

Comercializado em versão única, o Hyundai custa R$ 137.490 e pode ser uma alternativa para quem deseja um SUV médio muito mais racional, inclusive até abrindo mão de motor sobrealimentado.

O Hyundai ix35 ainda se destaca frente a muitos concorrentes pelo ótimo espaço e os 5 anos de garantia.

De série ele conta com acendimento automático dos faróis, controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 7”, câmera de ré e chave presencial.

O motor 2.0 16V flex entrega até 167 cv e 20,6 kgfm. Apesar do projeto com alguns anos de mercado, importante destacar que o ix35 conta com suspensão independente nas quatro rodas, item ausente em muitos modelos mais caros e recém-lançados.

Hyundai New Tucson - Discreto e com ótimo conjunto mecânico 

Ao lado do Hyundai ix35, o New Tucson também é montado em Anápolis (GO).

Vendido nas opções GLS (R$ 182.990) e Limited (R$ 202.990), o SUV traz sob o capô o eficiente motor 1.6 Gamma T-GDI com turbo e injeção direta.

Apenas trabalhando com gasolina, ele entrega 177 cv e 27 kgfm de torque, conferindo ao New Tucson ótimo nível de desempenho e baixo consumo, mérito também da transmissão de dupla embreagem com 7 marchas.

O modelo oferece amplo porta-malas para 513 litros, tem suspensão independente nas 4 rodas (multibraço no eixo traseiro) e conta com ótima dinâmica e nível de conforto.

No catálogo topo de linha o New Tucson oferece monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento e 7 airbags. Teto solar panorâmico figura como um item de série para os dois catálogos do SUV.

Até o momento não há previsão de estreia no Brasil da nova geração do modelo.

Mitsubishi Eclipse Cross - Visual diferenciado e boa mecânica 

Montado no Brasil desde o fim de 2019, o Mitsubishi Eclipse Cross é um modelo pouco falado, mas que reúne ótimos atributos técnicos.

Todas as versões do SUV são movidas pelo 1.5 turbo com injeção direta que entrega 165 cv e 25,5 kgfm, aceitando só gasolina. O câmbio automático CVT é um aliado para o modelo não descuidar da eficiência, entregando boas médias de consumo.

Sua cabine é espaçosa e figura como ponto positivo do Eclipse Cross a dinâmica bem acertada, como é característica da marca.

Seu leque de versões parte da configuração GLS (R$ 159.990) e segue até a HPE-S S-AWC (R$ 207.990), que conta com tração integral sob demanda.

Bem equipado, o Eclipse Cross topo de linha traz farol alto automático, monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo, entre outros.

Peugeot 3008 - Foco no design e acabamento interno diferenciado 

A reestilização do Peugeot 3008 fez sua estreia no mercado brasileiro em junho e, com isso, o modelo reforçou seus principais pontos fortes: o design e o acabamento interno diferenciado.

Para quem não abre mão desses dois atributos, o Peugeot 3008 é a melhor escolha na categoria.

Desde sua versão de entrada Griffe (R$ 244.990), o Peugeot 3008 conta com teto solar panorâmico, rodas de liga leve aro 19” e 6 airbags.

O preço também engloba piloto automático adaptativo com função de reaceleração automática, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, assistente de estacionamento e farol alto com comutação automática. 

Ainda figuram como itens de série o monitoramento de pontos cegos, tampa do porta-malas com acionamento automático, teto solar panorâmico, freio de estacionamento elétrico, leitor de placas de trânsito, entre outros. 

Toyota RAV4 - SUV com propulsão alternativa 

O Toyota RAV4 é o modelo mais caro apresentado neste dossiê. Hoje vendido apenas no catálogo SX Connect, o SUV tem preço tabelado em R$ 282.490 na maior parte do território nacional. 

O preço justifica-se pela mecânica do SUV. Com nada menos do que 4 motores, três elétricos e o 2.5 16V a gasolina, o RAV4 é um híbrido com 222 cv de potência combinada, tração integra e capaz de percorrer na casa de 20 km/l na cidade, como constatamos em nosso teste

Além de amplo espaço interno e um bom porta-malas, o RAV4 conta ainda com os principais assistentes de condução de série. Tudo isso faz do Toyota uma excelente pedida em especial para quem roda muito e não quer se preocupar em abastecer a todo momento, além, é claro, de ajudar o meio ambiente. 

Tudo sobre o Hyundai ix35

Hyundai ix35

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